Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Visão: 85% das pessoas tem medo de perder este sentido

O medo de perder a visão é maior do que o medo de perder qualquer um dos outros quatro sentidos, diz um recente estudo.

Visão: 85% das pessoas tem medo de perder este sentido
Notícias ao Minuto

15:45 - 21/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Entre o olfato, o tato, a audição, o paladar e a visão, qual dos sentidos jamais gostaria de perder? A visão? Pois, não se sinta sozinho, essa é a opinião de 85% dos participantes de um recente estudo da Novartis.

A propósito da Semana Mundial da Glaucoma, que se celebrou entre os dias 12 e 18 de março, a empresa farmacêutica decidiu avaliar a importância que se dá à visão e aos cuidados que são tidos como importantes. Para o estudo, participaram cinco mil pessoas de cinco países: Austrália, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Num comunicado enviado às redações, a Novartis indica que a visão é mesmo o sentido que as pessoas mais temem perder e que 87% dos inquiridos defende que os exames oftalmológicos regulares são importantes para manter a boa saúde ocular, embora apenas 33% realize rastreios anuais.

As dificuldades financeiras foram o motivo apresentado por 21% dos inquiridos que não faz uma avaliação anual à saúde da visão, seguindo-se a comum ideia de que não se tem problemas de visão para ser necessário ir ao médico, uma desculpa apresentada por 19% dos inquiridos. Não achar o rastreio anual necessário foi a justificação para 17%.

Uma vez que a glaucoma é uma das principais causas de cegueira, o estudo focou-se ainda no conhecimento das pessoas sobre esta condição, concluindo que 54% dos inquiridos não está familiarizado com a doença, mostrando algum desconhecimento sobre as causas e as consequências da mesma.

A glaucoma afeta 80 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de 150 mil portugueses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório