Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

O 'outro lado' da amamentação do qual quase ninguém fala

O ato de amamentar não só traz benefícios para a saúde do bebé e da mãe, como é também uma forma de aumentar a ligação sentimental entre ambos. Mas nem tudo são ‘rosas’.

O 'outro lado' da amamentação do qual quase ninguém fala
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A amamentação é um dos momentos mais íntimos e marcantes para as mulheres que optam ou podem fazê-lo e está associada a diversos benefícios tanto para o bebé como para as mães.

Como revelou um estudo publicado no ano passado na revista Lancet, a amamentação faz com que os bebés fiquem com o sistema imunitário mais protegido e as mães com que as mães consigam livrar-se mais facilmente dos quilos extra causados pela gestação. Além disso, dar de mamar acelera o momento em que o útero volta ao normal.

Embora não restem dúvidas sobre os benefícios da amamentação – mesmo que estes possam variar de caso para caso –, existe um lado mais ‘negro’ neste ato de amor e alimentação que, embora comum, nem sempre é falado.

Trata-se da masteite, uma condição causada pelo bloqueio do ducto lactífero. Como explica um documento científico da Associação de Saúde Infantil de Coimbra – levado a cabo pelos médicos Cristina Pereira, Joana Palmira e Manuel Salgado – a “mastite puerperal é um problema relativamente frequente na mulher que amamenta”, manifestando-se “por sinais inflamatórios na mama, por vezes associados a mal-estar, febre e calafrios”.

Este processo inflamatório, que afeta entre dois a 10% das mulheres a amamentar, dá-se quando a mulher não é capaz de drenar o leite, situação que faz com que o tecido mamário fique infetado e, por isso, a mama fique vermelha, quente, inchada e dolorosa.

Embora se trate de uma condição até frequente, este problema é ainda desconhecido para muitas pessoas, como diz o The Independent. O tema tem sido agora noticiado em publicações estrangeiras depois de uma mulher norte-americana ter revelado nas redes sociais a sua luta contra este problema, que surgiu quando começou a amamentar o seu sexto filho.

Através do Instagram, a jovem publicou uma imagem em que é notório o vermelhão no peito, uma consequência deste problema, mas que não é um entrave à amamentação.

When a good boob goes bad - AGAIN! I literally wanted Dan to bring me to the ER last night due to the most EPIC engorged boob, full body shakes, and a crushing headache. On the mend today from my bed. Why does this keep happening? #redboob #goodboobgonebad #breastfeedingisnotalwaysmagical #mastitis #engorgedbreast

Uma publicação partilhada por doulabliss (@doulabliss) a Mar 5, 2017 às 6:43 PST

“Fundamental será lembrar que, pelo facto de a infeção ocorrer sobretudo no estroma e não nos alvéolos, justifica que não haja contaminação do leite com bactérias. A infecção localiza-se às estruturas que suportam os lóbulos mamários (o estroma) e em regra não atinge o lóbulo. Consequentemente a presença de mastite em regra não constitui um risco para o lactente”, frisa o documento, que pode consultar neste documento (Mastite puerperal).

De acordo com os autores, a mulher “pode e deve” manter o ato de amamentar porque, por regra, o leite mantém-se estéril, continua rico em anticorpos e fatores antibacterianos, não existindo o risco de prejudicar o bebé, até porque “as toxinas das bactérias, se ingeridas, são destruídas no tubo digestivo do bebé”. Por fim, dizem, “o desmame abrupto agrava a estase láctea, comprometendo o tratamento e favorecendo a formação de abcesso”, o que pode causar ainda mais dores e desconforto à mãe.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório