O uso de cotonetes como parte da rotina diária de higiene íntima é um dos hábitos mais comuns entre as pessoas. Embora não seja aconselhado fazer a limpeza dos ouvidos com cotonetes, a verdade é que muitas pessoas continuam a fazê-lo… não só por questões higiénicas, como também pelo prazer que dá.
Como explica o médico Benjamin Tweel ao site da revista Men’s Health, o uso de cotonetes (ou ganchos de cabelo ou até mesmo da chave do carro) nos ouvido é uma forma de as pessoas conseguirem atenuar a sensação de comichão e irritação que sentem constantemente nos ouvidos.
Diz o médico que a sensação de usar cotonetes nos ouvidos é a mesma de coçar um braço, por exemplo, alivia e dá prazer em simultâneo.
Mas, porque é que é assim tão prazeroso? Porque a orelha possui um sistema complexo de nervos e dos seus respetivos terminais, o que faz com que as sensações sejam mais intensas do que noutras partes do corpo, como explica um outro médico à publicação, o otorrinolaringologista Seth Pross, que destaca o papel do nervo vago nesta sensação.
“O exemplo clássico” dessa complexidade de nervos e dos seus efeitos é a sensação de “algo na garganta” quando, na verdade, se tem algo dentro da orelha.
Mas há outra razão. De acordo com o médico Benjamin Tweel, o facto de a orelha ser uma das partes do corpo com menos contacto físico faz com que seja naturalmente mais sensível.