Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Diabetes: Os 25 alimentos que deve comer e que deve evitar

As pessoas que sofrem de diabetes, independentemente do tipo, devem ter sempre um especial cuidado com a alimentação. Estes são os alimentos permitidos e 'proibidos'.

Notícias ao Minuto

11:00 - 07/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Falar em diabetes nem sempre implica falar em estilo de vida. Embora seja a diabetes tipo 2 a mais comum em todo o mundo – e a que está diretamente relacionada com a má alimentação e sedentarismo -, existem outros tipos de diabetes que nada têm a ver com as escolhas diárias que as pessoas fazem.

É o caso da diabetes tipo 1 (ou diabetes insulino-dependente), que é a mais rara e tem uma maior incidência entre as crianças e os jovens. A cura ainda não é uma realidade para esta doença auto-imune.

Mas falar em diabetes implica falar também na diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e que pode afetar até as mulheres que não tinham qualquer indício da doença antes de ficarem grávidas. Este tipo de diabetes tende a desaparecer, mas, quando não tratado devidamente, pode impulsionar o aparecimento de diabetes tipo 2.

Prestar atenção aos sinais de pré-diabetes é a melhor forma de evitar uma progressão da doença. A prevenção da pré-Diabetes (ou do diagnóstico final de diabetes) passa pelo controlo do peso, que deve manter-se num nível saudável e sem que apresente grandes acumulações de gordura, especialmente a nível abdominal.

Deste modo, como destaca o site Eat This, Not That!, a alimentação assume um papel fundamental não só na prevenção como no tratamento da doença, evitando alterações drásticas dos níveis de insulina e possíveis doenças associadas à diabetes, como a cegueira e a obesidade.

Evitar alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras ou que tenham sido amplamente processados é um dos primeiros passos a dar. Depois, há que escolher os alimentos que melhor ajudam a controlar o apetite e os níveis de açúcar do sangue, fornecendo ainda um vasto leque de nutrientes que deixam o sistema imunitário mais reforçado.

Clique nas imagens acima e conheça os alimentos permitidos e aqueles que devem ser evitados pelas pessoas com diabetes. Contudo, é importante salientar que o impacto dos alimentos varia de organismo para organismo e que, por isso, é sempre importante procurar aconselhamento e ajuda junto de um médico e nutricionista, pois só assim se saberá quais são as opções mais indicadas para cada caso. Na dúvida, fale com o seu médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório