Tudo o que precisa de saber sobre a pré-Diabetes

O diagnóstico de pré-Diabetes é o primeiro sinal de alerta para uma possível progressão da doença.

© iStock

Lifestyle Cuidados 10/02/17 POR Daniela Costa Teixeira

A pré-Diabetes é, tal como o nome indica, o sinal que antecede um possível diagnóstico de Diabetes. Na prática, quando uma pessoa tem pré-Diabetes é porque tem os níveis de açúcar no sangue elevados, mas não ao ponto de ser diagnosticado com Diabetes tipo 2.

PUB

Para que seja dado um diagnóstico de pré-Diabetes, os valores de glicemia em jejum devem estar entre os 100 e os 125 mg/dl de sangue, sendo que o paciente passa a ser considerado diabético quando a glicemia no sangue excede os 126 mg/dl.

Ao primeiro sinal de pré-Diabetes, o paciente deve fazer uma análise ao seu estilo de vida e perceber quais são os maus hábitos que podem estar a impulsionar o aparecimento da doença. Na grande maioria dos casos, fazer algumas alterações a nível alimentar (excluindo os alimentos fritos, com gordura, sal e açúcar em excesso, assim como os produtos processados e refrigerantes) e adotar um estilo de vida mais ativo pode ser o suficiente para travar esta disposição para a Diabetes. Porém, o uso de fármacos não é de todo excluído, como conta a revista Prevention no seu site.

De acordo com a médica Deena Adimoolam, “o estilo de vida é o principal tratamento para a pré-Diabetes” e são várias as formas de conseguir travar a doença.

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir a pré-Diabetes e/ou de não deixar que seja classificada como Diabetes é através do controlo do peso, que deve manter-se num nível saudável e sem que apresente grandes acumulações de gordura, especialmente a nível abdominal.

Avaliar os níveis de vitamina D é também um método de prevenção e até tratamento a ter em conta, uma vez que as pessoas que apresentam uma maior carência desta ‘vitamina do Sol’ são duas vezes mais predispostas a ter Diabetes, lê-se na publicação.

O desregulamento das hormonas da tiroide também podem impulsionar o aparecimento da doença, assim como o sedentarismo, que anda cada vez mais de ‘braço dado’ com a obesidade.

Como não poderia deixar de ser, os cuidados com a alimentação são fundamentais e, por isso, as pessoas devem optar pelas gorduras boas (como a do abacate ou frutos secos) e por seguir uma dieta variada, equilibrada e que dê o devido ênfase aos alimentos no seu estado mais natural.

Procurar um médico para perceber o que causa a má qualidade do sono e o aparecimento da pré-Diabetes é também importante, visto que a apneia do sono está fortemente ligada a esta doença.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

desporto Sporting Há 13 Horas

Dos festejos ao 'mic drop' de Amorim. Marquês recebeu a festa do Sporting

desporto I Liga Há 17 Horas

Benfica não passa em Famalicão e 'oferece' o título ao Sporting

fama Cândido Costa Há 23 Horas

'Taskmaster'. Vitória mais "importante" de Cândido foi fora do programa

pais Revista de Imprensa Há 9 Horas

Hoje é notícia: 'Deu bofetadas à Betty'; Abusos? Cometidos por familiares

lifestyle Saúde Há 8 Horas

Quatro superalimentos que devia (mesmo) incluir na alimentação

desporto Basquetebol Há 22 Horas

Confusão entre jogadores e adeptos interrompe o FC Porto-Benfica

desporto I Liga Há 20 Horas

Franco Israel é operado e abre crise na baliza do Sporting

fama Realeza britânica Há 20 Horas

Louise Windsor, sobrinha de Carlos III, faz 1.ª aparição pública do ano

fama José Castelo Branco Há 6 Horas

Novo vídeo viral mostra agressões entre José Castelo Branco e Pedro Pico

lifestyle Peso Há 7 Horas

Quer emagrecer? Médico recomenda que faça caminhadas nesta altura do dia