Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Anorexia, bulimia e ortorexia: Como decifrar cada um destes distúrbios

Não é apenas no comportamento perante a comida que estão os principais sinais de alerta.

Anorexia, bulimia e ortorexia: Como decifrar cada um destes distúrbios
Notícias ao Minuto

13:01 - 06/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Um distúrbio alimentar é muito mais do que uma dieta extrema, é muito mais do que uma forma de obter o peso desejado, é muito mais do que uma mania.

Estas “doenças do comportamento alimentar são perturbações do comportamento de base emocional, que se iniciam com uma dieta restritiva com o objetivo de controlar o corpo para resolver problemas de auto-conceito e autoestima, com repercussão no padrão alimentar e com graves consequências somáticas e psicológicas, que nas crianças e adolescentes atrasam ou param o desenvolvimento global. Estes distúrbios prolongam-se e agravam-se quando o diagnóstico não é feito em tempo útil e o tratamento não é iniciado precocemente”.

A explicação é da psiquiatra Dulce Bouça que, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, revelou que não é o espelho o maior inimigo das pessoas que sofrem com este problema. O verdadeiro bicho-papão é a mente.

Mas se pensa que os distúrbios alimentares se ficam apenas pela anorexia e bulimia, engana-se. Como lhe revelámos aqui, existem outros que pode desconhecer e um deles está muito relacionado com esta tendência do estilo de vida saudável.

Para além dos rituais ou comportamentos estranhos que as pessoas adquirem perante a comida, existem outros sinais aos quais as pessoas devem estar atentas e que podem ser um sinal de distúrbio alimentar.

O site Mind Body Green focou-se na anorexia, bulimia e ortorexia e compilou aqueles que são os indícios mais claros de cada um destes problemas de foro mental, mas que têm todas as suas atenções centradas na alimentação.

Possíveis sinais de anorexia: Perda de peso drástica, preocupação constante com o peso, comida e calorias, criação de hábitos estranhos relacionados com a comida, rejeição da sensação de fome, adoção de uma rotina de treino demasiado excessiva e dura. De acordo com a publicação, os comentários sobre o corpo e o desagrado com o mesmo podem ser também indícios claros deste problema, especialmente se vierem associados aos sintomas acima mencionados.

Possíveis sinais de bulimia: Ao contrário do que acontece com a anorexia (em que a comida é rejeitada), na bulimia a pessoa tende a comer quantidades exageradas e depois vomitá-las, sendo a frequência com que vai à casa de banho (e o tempo que lá passa) uma forma de perceber se se está ou não perante bulimia. O uso de laxantes, os rituais associados à hora de defecar e o inchaço nas bochechas ou na zona da mandíbula podem também indicar a doença. Estes últimos são uma das consequências mais comuns do vómito forçado.

Possíveis sinais de ortorexia: Esta é um dos distúrbios alimentares mais atuais e mais desconhecidos. De acordo com Mind Body Green, as pessoas com este problema olham para a alimentação de uma forma muito obsessiva, classificando todos os alimentos ora como bons, ora como maus, sendo que estes últimos deixam de fazer parte do leque de escolhas. Como lhe contámos aqui, as pessoas com ortorexia têm regras demasiado rígidas com a alimentação, deixam que a comida afete o seu estado de espírito e podem mesmo evitar a vida social apenas para não caírem na tentação de não comerem o que acham que não devem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório