Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Recuperação ativa. Saiba o que é e como é benéfica

Dar ouvidos ao corpo é a melhor forma de não o prejudicar com a atividade física.

Recuperação ativa. Saiba o que é e como é benéfica
Notícias ao Minuto

23:28 - 27/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

Os treinos intervalados de alta intensidade são dos melhores exercícios para quem pretende aumentar a força muscular, a resistência e, claro, perder uns quilos extra. Este tipo de treino leva o corpo ao extremo e tem-se assumido como um dos mais benéficos para a saúde… mas tal apenas acontece quando se dá ouvidos ao corpo.

E é quando o corpo dá sinais de si que se deve parar… ou pelo menos abrandar. Para quem não quer perder o ritmo ou render-se ao sofá, a melhor forma de tirar proveito dos sinais de cansaço do treino intervalado é através da recuperação ativa.

Segundo o Huffington Post, a recuperação ativa é nada mais, nada menos do que um complemento ao treino de alta intensidade, devendo encaixar entre os dias de treino intenso. Este tipo de treino de recuperação não só dá continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito no corpo, como ajuda a reduzir a acumulação de ácido lático, produzido quando os músculos estão a trabalhar e que causa cansaço muscular.

Na prática, as pessoas devem alternar os treinos intervalados de alta intensidade com os treinos de baixa intensidade, como o pilates, o yoga ou a caminhada. Estes treinos mais moderados podem acontecer entre as séries do treino intervalado de alta intensidade, no dia seguinte a cada treino intenso ou pelo menos uma vez por semana. O objetivo é que sejam uma espécie de complemento e equilíbrio ao treino habitual.

De acordo com o fisioterapeuta Paul Bryce, a recuperação ativa ajuda os músculos a voltar ao seu estado normal, aliviando o stress e toda a pressão colocada pelo treino e que faz com que fiquem mais fortalecidos.

Porém, este tipo de alternativa não aniquila a importância de deixar o corpo descansar. Os dias de repouso total são fundamentais e devem ser respeitados.

Em caso de dúvida, o melhor é procurar ajuda junto de um instrutor de fitness e tentar encontrar o melhor padrão de treino para a necessidade/objetivo traçado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório