O consumo de bebidas alcoólicas antes da atividade sexual deve ser sempre moderado, pois, embora este tipo de bebidas possa deixar as pessoas mais ‘soltas’ e mais dispostas a ‘amar’, o consumo exagerado pode deitar por terra todo e qualquer desejo sexual.
Contudo, há uma bebida alcoólica que se assume como o verdadeiro ‘elixir do desejo’: o vinho tinto. Diz um estudo da Universidade de Florença, citado pelo site Metro, que o consumo desta bebida faz aumentar os níveis de excitação tanto nos homens como nas mulheres.
No caso do sexo masculino, o vinho impulsiona o desejo sexual graças a um dos seus compostos, a quercetina, que bloqueia a enzima UGT2B17 (usada pelo corpo para libertar testosterona). A atuação deste composto faz com que o desejo sexual seja mais prolongado. Já no caso das mulheres, o vinho tinto deixa-as mais desinibidas, dispostas e desejosas por uma noite quente.
Mas esta não é a primeira vez que o vinho tinto é associado ao melhor sexo. Uma investigação conjunta entre as universidades Harvard e Johns Hopkins e ainda a UC Davis Medical School concluiu que o resveratol presente no vinho pode ajudar a facilitar o envolvimento sexual, uma vez que faz aumentar o fluxo sanguíneo e, com isso, melhora o desempenho sexual.
Um outro estudo da Universidade de Harvard, mas desta vez em parceria com a East Anglia University, revelou que o consumo de um copo de vinho todos os dias pode ser a melhor forma dos homens de meia-idade conseguirem manter uma vida sexual ativa e satisfatória, lê-se no The Guardian.