Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Consumir vitamina D diariamente evitaria muitas gripes e constipações

Incorporar esta vitamina em alimentos comuns, como o pão, pode ajudar a aumentar a nossa ingestão desta substância e prevenir milhões de gripes e constipações.

Consumir vitamina D diariamente evitaria muitas gripes e constipações
Notícias ao Minuto

11:46 - 16/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D contribui para a saúde dos ossos, mas também tem um importante papel no sistema imunitário. Maioritariamente o nosso corpo absorve vitamina D através da exposição solar, mas também há alimentos que podem ajudar a aumentar a ingestão desta vitamina, nomeadamente leite e derivados e óleo de fígado de peixe.

Como não é tão presente nos alimentos pode ser difícil de ingerir a dose diária recomendada de vitamina D, mas, segundo os especialistas aumentar a ingestão desta vitamina pode ser o segredo para evitar milhões de gripes e constipações.

Segundo reporta a BBC, um estudo publicado o British Medical Journal defende que algumas comidas deviam ser fortificadas com vitamina D para melhorar a saúde dos ossos e músculos e fortalecer o sistema imunitário - uma vez que o sistema imunitário usa a vitamina D para criar ‘armas’ antimicrobianas que perfuram bactérias e vírus.

O estudo realizado por investigadores da Universidade Queen Mary de Londres concluiu que incorporar vitamina D em alimentos comuns como pão ou aumentar a sua concentração no leite poderia evitar 3,25 milhões de gripes e constipações por ano.

Tomar esta vitamina em comprimidos pode não ser tão útil, uma vez que se trata de uma vitamina lipossolúvel (é absorvida em gordura e óleos e precisa deles para ser processada pelo corpo). Já as cápsulas de óleo de peixe podem funcionar melhor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório