Mau hálito ao acordar? Eis as possíveis causas

Se acorda algumas vezes com mau hálito, não se assuste.

Mau hálito ao acordar? Estas podem ser as causas

© iStock

Daniela Costa Teixeira
09/02/2017 08:50 ‧ 09/02/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Corpo

O mau hálito é uma das condições de saúde que mais embaraços causa e das que mais pode afetar a autoestima. Muitas pessoas ficam alarmadas aos primeiros sinais de mau cheiro, já outras são incapazes de sentir o próprio odor, o que agrava ainda mais a situação.

Mas há uma altura do dia em que o mau hálito mais aparece… de manhã.

Ao acordar, algumas pessoas (até mesmo aquelas que nunca tiveram este problema) podem ter um certo tipo de halitose. Mas não fique alarmado, trata-se de uma situação inofensiva e e que pode ser facilmente tratada, a não ser que o odor se mantenha ou intensifique ao longo do dia ou por vários dias/semanas.

“É normal que as pessoas despertem com algum grau de halitose pela manhã. Este mau hálito é temporário, uma vez que é produzido simplesmente por se ter dormido durante horas”, explica ao Buena Vida do jornal AS o médico Jorge Ferrús.

Este mau hálito matinal tem o nome de halitose não-patológica e trata-se de uma condição que surge após várias horas de sono, uma vez que, “enquanto dormimos, o pH da boca torna-se mais ácido do que o normal e a quantidade de fluxo salivar fica reduzida, o que favorece a concentração de microorganismos e, portanto, a ocorrência de mau hálito”.

Contudo, a halitose não-patológica associada ao despertar pode ser também provocada por várias horas de jejum e pelo stress.

A intensidade do odor pode ser, porém, atenuada com a escovagem cuidadosa dos dentes antes de dormir e ao acordar (incluindo-se a limpeza da língua), com a ingestão de água ao longo do dia e com a exclusão de alimentos como alho e cebola ao jantar.

Quando o mau hálito ao acordar é demasiado intenso ou prolonga-se ao longo do dia, o mais indicado é procurar um médico ou um dentista.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas