Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

As quatro provas de que realmente precisa de dormir mais

Estes são os sinais de alerta que não deve ignorar.

As quatro provas de que realmente precisa de dormir mais
Notícias ao Minuto

21:15 - 06/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A questão é simples: se quer ter saúde, boa disposição e sucesso na vida pessoal e profissional, precisa de dormir. É tão simples quanto isto, apenas uma rotina de sono equilibrada e adequada é capaz de deixar o organismo a funcionar bem.

Tentar ir para a cama sempre à mesma hora e acordar assim que o despertador toca ajuda a criar uma rotina mais eficaz, contudo, nem sempre é fácil e as horas que se passam a dormir são tão poucas que mais parece que se passou a noite acordado.

Quando o tempo de descanso é insuficiente (inferior a sete horas), o corpo não hesita em emitir alguns sinais claros de que algo não está bem. Como explica o site Food Matters, são quatro aqueles a que as pessoas devem prestar uma especial atenção.

Sintoma 1 – Ganho de peso mesmo quando se tem um estilo de vida saudável.

Mesmo quando se tem uma alimentação equilibrada, a má qualidade de sono faz com que se ganhe peso, uma vez que a hormona da saciedade (adiponectina) é produzida em menor quantidade, enquanto a hormona da fome (grelina) é produzida em maior quantidade.

Sintoma 2 – Vontade constante de comer alimentos doces e gordurosos.

A produção aumentada da hormona do stress, o cortisol, faz com que a pessoa sinta uma maior necessidade de comer alimentos viciantes, que são os processados e pouco ou nada amigos da saúde.

Sintoma 3 – Incapacidade de concentrar.

Quando não se dorme o suficiente, o cérebro é incapaz de se manter concentrado, mesmo que seja por escassos momentos. Em causa, explica a publicação, está o esforço excessivo feito pela parte do cérebro responsável pelo estado de alerta durante a noite.

Sintoma 4 – Mudanças constantes de humor, com predominância para a infelicidade.

Quando não se dorme bem, são as hormonas desregulam constantemente e fazem com que o organismo entre em estado de confusão, algo que afeta não só a saúde física, como a mental.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório