Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Bebe uma meia de leite todas as manhãs? Temos más notícias

Sabia que um dos principais culpados pela incapacidade que tem em perder uns quilinhos extra deve-se ao leite e ao açúcar que junta ao seu café todas as manhãs?

Bebe uma meia de leite todas as manhãs? Temos más notícias
Notícias ao Minuto

11:07 - 04/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O segredo para uma perda de peso eficaz e saudável está mesmo nas pequenas coisas, mais concretamente na mudança de pequenos hábitos. Há quem troque o pão branco pelo pão de cereais, há quem substitua a manteiga pelo queijo fresco magro e há que opte por excluir as compotas.

Mas, e se for a meia de leite uma das causas para a incapacidade em perder os quilos a mais? Pois bem, juntar leite ao café (ou ao chá) e ainda por cima adoçar a mistura pode ser uma ‘bomba’ calórica.

Um recente estudo publicado na revista Public Health, e citado pelo site LiveScience, diz que as pessoas que juntam leite ao café podem estar a acrescentar cerca de 69 calorias a mais, enquanto que com o chá o acréscimo é na ordem das 43 calorias. Estes valores podem ser mais ou menos relevantes, dependendo do tipo de leite usado, se magro, meio gordo ou gordo.

O estudo analisou mais de 13 mil apreciadores de café e 6,200 apreciadores de chá entre 2001 e 2012 e os seus hábitos, se juntavam leite à bebida, creme, açúcar ou adoçante. A quantidade de vezes que bebiam por dia também foi verificada.

Para o mentor do estudo, o investigador Ruopeng An, estes valores até podem parecer irrisórios ao olhos das outras pessoas, mas a verdade é que há pessoas que bebem duas meias de leite por dia – ou várias chávenas de chá com leite – às quais tendem a adicionar açúcar, que pode variar entre um a dois pacotes, dependendo da tendência para preferir a bebida mais ou menos doce.

Além disso, uma meia de leite por dia equivale a mais 69 calorias, que no final de uma semana acresce em 483 as calorias ingeridas e num mês em 2.139 calorias. No final de um ano completo, a ‘simples’ meia de leite matinal provoca mais 25,185 calorias ingeridas, um número que pode fazer toda a diferença nas pessoas que não têm hábitos saudáveis.

Porém, é importante salientar que a meia de leite não tem obrigatóriamente que ser excluída da alimentação diária. Pelo contrário, o seu consumo é bem-vindo desde que seja feito um maior controlo das quantidades, do tipo de leite usado e, sobretudo, da quantidade de açúcar adicionada. Cada pessoa deve adaptar a meia de leite às suas necessidades e gostos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório