Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Saúde e Fitness. Os mitos em que não deve acreditar

Ainda continua a acreditar que precisa mesmo de um snack específico para comer antes e depois do treino?

Saúde e Fitness. Os mitos em que não deve acreditar
Notícias ao Minuto

07:00 - 02/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Quando a saúde e o exercício físico são tema de conversa, as teorias multiplicam-se e as opiniões dividem-se. A facilidade com que se acede a todo o tipo de informação não só deixa as pessoas mais confusas como faz ainda com que algumas se tomem como entendidas, ‘vendendo’ conhecimento não fundamentado.

A saúde e o fitness são dois dos temas em que mais teorias erradas e mitos existem e está mais do que na hora de desvendar alguns – mesmo correndo o risco de errar, uma vez que tudo depende de pessoa para pessoa.

De acordo com o site Eat This, Not That!, a ideia de que é preciso um snack específico para comer antes e depois do treino é errada, especialmente quando isso faz com que comam demasiado antes do treino por acreditarem que vão queimar calorias, ou quando se compensam do treino intenso que fizeram com um batido de proteína altamente calórico.

É também errado pensar que treinar mais e mais intensamente é melhor para a saúde e para melhorar a condição física. Vários estudos têm apontado para a importância de treinar apenas 30 minutos por dia, sendo este o tempo de exercício suficiente para o corpo continuar a funcionar corretamente.

No que toca à execução dos exercícios, o especialista em ciência do exercício James Shapiro revela que, afinal, ultrapassar os pés com os joelhos durante o agachamento não é assim tão penoso quanto isso, aliás, até pode melhorar a postura.

Acreditar que o yoga apenas bom para as pessoas flexíveis é tão errado como continuar a defender que precisamos sempre de reforçar a ingestão de proteína, especialmente quando se treina. Este macronutriente é important para a boa saúde dos músculos, mas o organismo precisa igualmente de gordura e hidratos de carbono. Apenas a combinação dos três é eficaz. E sim, um outro mito é defender que os hidratos de carbono são o bicho-papão – e já lhe revelámos que não é bem assim.

Achar que correr apenas é bom quando o fazemos até à exaustão e olhar para o cansaço e sono constante como uma consequência positiva do exercício é tão errado como acreditar que queimar muitas calorias implica suar muito.

Como também já lhe explicámos, as calorias não são todas iguais e não é por se treinar que se pode comer tudo e mais alguma coisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório