Sabia que a água do mar pode fazer mal à pele?

Nós sabemos que o verão ainda está longe, mas fica já um conselho.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
29/01/2017 15:40 ‧ 29/01/2017 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Conselho

O dia está frio e cinzento e lembra tudo menos o verão. Porém, como escrevemos no artigo 'Guia para uma autoestima mais forte e uma vida positiva', o importante é manter o pensamento positivo e, para isso, nada melhor do que pensar em algo agradável, como o verão, a praia e o mar.

Porém, e não querendo ser estraga-prazeres, convém saber que o perigo espreita em todo o lado e no que diz respeito à pele, o sol não é o único inimigo.

Sabia que a água do mar também pode ser - e muito - prejudicial para a saúde da pele?

A especialista em cosméticos e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi, responde às principais perguntas que devemos fazer sobre a relação entre a água do mar e a nossa pele.

Como a pele reage em contacto com a água salgada?

"Quando a água salgada entra em contacto com a pele, ocorre uma desidratação caso a pele não esteja protegida, porque a molécula do sal tem a capacidade de reter a água do organismo, ocasionando a desidratação, o que deixa a pele ressequida, dando o aspecto de uma pele envelhecida", explica Mika Yamaguchi. O problema mora exatamente na quantidade exagerada de sais, principalmente de cloreto de sódio (o sal de cozinha), que existe na água do mar. 

 

É preciso tomar banho sempre que sair do mar?

Sempre que possível, pois devemos retirar a água salgada do corpo que tem uma alta concentração de sal, o que pode causar danos na pele.

Se não tiver o cuidado necessário, o que pode acontecer à pele?

"Um dos primeiros sintomas é a desidratação porque o sal tem a capacidade de retirar toda a camada de proteção da pele, fazendo com que fique ressequida e promovendo o envelhecimento extrínseco da pele", explica Mika.

Sair da água salgada e apanhar sol prejudica a pele?

"Sim! Pois sem a devida proteção ela ficará suscetível às possíveis agressões do sol como as queimaduras solares. Por este motivo, não nos devemos esquecer de passarmos sempre um protetor solar antes mesmo de entrar na água", lembra a especialista.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas