Novas recomendações publicadas ontem dizem que os bebés devem começar a ingerir comidas que incluam amendoim – não na sua forma inteira, claro, porque há risco de sufocamento – logo a partir dos quatro meses de idade.
A maioria dos pais espera até aos 12 meses para começar a testar os frutos secos, que têm um alto risco de causar choque anafilático.
Mas especialistas oficiais do Institutos Nacionais de Saúde (NIH) no Reino Unido insistem que a exposição anterior poderia reduzir drasticamente o número de crianças com alergias, conta o Daily Mail.
O Dr. Matthew Greenhawt, do American College of Allergy, Asthma e Immunology, um membro do painel nomeado pelo NIH que escreveu as diretrizes, destaca que é possível prevenir um grande número de casos de alergia ao amendoim.
As diretrizes recomendam:
- Todos os bebés devem esperimentar outras comidas sólidas antes de experimentarem as que contenham amendoim, para se certificar de que estão desenvolvidos e prontos;
- Os bebés com alto risco devem provar comidas com amendoim entre os quatro e os seis meses depois de um check-up médico;
- Os bebés com risco moderado com eczema leve devem provar comidas com amendoim em casa por volta dos seis meses;
- Os restantes bebés, com baixo risco de alergia, podem consumir comidas com amendoim combinadas com outras por volta dos seis meses;
- Para aumentar a tolerância ao amendoim as comidas que contenham este ingrediente devem fazer parte da dieta regular, sendo ingeridas cerca de três vezes por semana.
Não, os bebés não conseguem comer amendoins inteiros ou manteiga de amendoim com pedaços – pode pô-los em risco de asfixia. Em vez disso, as diretrizes incluem opções como manteiga de amendoim diluída ou purés que contenham amendoim.