O Icehotel anunciou este mês uma unidade que ficará aberta durante o ano todo: o IceHotel 365.
O hotel tem morada na Suécia, na cidade de Jukkasjärvi, 200 quilómetros acima do Círculo Polar Árctico. As suas paredes e mobília são feitas de gelo produzido com as águas do Rio Torne e este será o primeiro hotel que não vai derreter totalmente com o degelo.
Desde 1989 que o IceHotel é reconstruido a cada inverno, mas agora o IceHotel 365 traz a possibilidade de ficar hospedado numa suíte com uma temperatura ambiente de cinco graus negativos durante 365 dias por ano.
O hotel oferece ainda atividades como a possibilidade de o hóspede criar a sua própria escultura de gelo, dar um mergulho nas águas geladas do rio e depois ir para uma sauna ou até participar num curso de sobrevivência no gelo. O Icehotel 365 conta com 55 quartos e viu a sua última etapa concluída na no dia 16 de dezembro.
Para se manter em funcionamento todo o ano o hotel conta com um sistema de refrigeração que assegura que mesmo durante as estações mais quentes se mantém frio através de painéis solares que acumulam energia durante os meses de verão.
Ainda assim, nem todo o hotel se manterá erguido todo o ano, algumas partes irão derreter com o degelo e voltarão a construídas no próximo inverno. Mas, as suítes de luxo, cada uma com a sua sauna e casa de banho, e as suítes artísticas, todas esculpidas por artistas, o bar do gelo e a galeria de gelo, mantêm geladas durante todo o ano, segundo promete a organização.