‘Phubbing’ é, segundo explica o site Infopédia, “o ato de ignorar alguém por se estar constantemente a olhar e a consultar um telemóvel”.
Estudos sugerem que mexer no telemóvel enquanto se está com o parceiro pode causar conflitos sérios ao ponto de levar ao fim do relacionamento.
De acordo com um artigo da CNN, nos Estados Unidos, a taxa de divórcio está em cerca de 40% e muitos relacionamentos amorosos estão ‘por um fio’.
Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião dos Estados Unidos revela que 60% das pessoas que estão atualmente num relacionamento afirmaram que não estão satisfeitas. Problemas financeiros, sexuais, filhos e… o smartphone são os ‘culpados’ apontados.
Em média, um norte-americano verifica o seu smartphone a cada seis minutos, o que dá um total de 150 vezes por dia. Isto faz com que o aparelho se torne mesmo numa fonte de conflito. Um outro estudo revela que 70% das pessoas admite que o telemóvel já atrapalhou a suacapacidade de interagir com o parceiro.
Certamente já passou por isso, estar com o seu namorado ou namorada e de repente ele ou ela está perdido a percorrer o feed do Facebook ou as publicações no Instagram, por exemplo. Este comportamento recebeu até um nome ‘phubbing’.