Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cabelos brancos aos 20 anos? Eis cinco 'culpados'

Não, não é a velhice…

Cabelos brancos aos 20 anos? Eis cinco 'culpados'
Notícias ao Minuto

07:30 - 12/12/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

É muito comum pensar-se, de forma errada, que o cabelo branco é sinal de velhice. Claro que à medida que se vai envelhecendo o cabelo tende a ficar branco (ou acinzentado), mas a verdade é que muito mais pessoas do que imagina começam a notar a presença de cabelos brancos na casa dos 20 anos e até na adolescência.

O site SheFinds destaca cinco grandes ‘culpados’ dos cabelos brancos que nada têm a ver com o envelhecimento:

Os genes são os principais responsáveis pela forma como envelhecemos e, apesar de nem sempre ser o caso, se os seus pais ou avós ficaram com cabelos brancos aos 25 anos é mais provável que também passe pelo mesmo.

A etnia e o género também têm influência. Tipicamente as mulheres começam a notar cabelos brancos aos 35 anos, enquanto os homens notam os primeiros sinais aos 30 anos. No que toca à etnia, os caucasianos tendem a ter cabelos brancos por volta dos 30 a 35 anos, enquanto os asiáticos tipicamente têm cabelos brancos por volta dos 38 anos e os afro-americanos geralmente não os têm até aos 40 anos.

A nutrição e a saúde também têm alguma relação com os cabelos brancos. No sentido em que a má nutrição e alguns problemas de saúde podem contribuir para o aparecimento de cabelos brancos. A deficiência de vitamina B-12, bem como a falta de proteína, vitiligo, anemia e problemas de tiroide e na pituitária podem estar relacionados com o aparecimento precoce de cabelos brancos.

Fumar regularmente, segundo alguns estudos, também pode aumentar o risco (em duas vezes e meia) de aparecimento precoce de cabelos brancos.

O stress gera alguma controvérsia pois, apesar de ser apontado popularmente como a principal causa dos cabelos brancos, não é assumido pelos cientistas como ‘culpado’ dos cabelos brancos. No entanto as hormonas de stress podem afetar a atividade das substâncias responsáveis pelo pigmento natural do cabelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório