Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

As suas gengivas sangram quando escova os dentes? Eis o porquê

Especialista destaca: “Sangrar das gengivas nunca é normal”.

As suas gengivas sangram quando escova os dentes? Eis o porquê
Notícias ao Minuto

07:35 - 10/12/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Já lhe aconteceu ficar com as gengivas a sangrar quando escova os dentes? Sally Cram, periodontista destaca: “Sangrar das gengivas nunca é normal”.

Na verdade, como reporta a Women’s Health, sangrar não acontece só quando escova de forma agressiva os dentes, também pode ser um sintoma de que algo não está bem com as suas gengivas. Eis cinco possíveis razões para as gengivas sangrarem:

Falhou-lhe alguma coisa quando escovou os dentes. As bactérias só precisam de 24 horas para provocar inflamação – que provoca o sangramento – nas gengivas. Por isso, quando não escovou mesmo muito bem os dentes num dia, no dia seguinte pode notar algum sangue. ‘Ataque’ os pontos mais escondidos onde as bactérias se podem acumular.

As suas hormonas estão um bocado descontroladas. Quando os seus níveis hormonais flutuam – durante a puberdade, a gravidez, o período ou a menopausa, por exemplo – fica mais sensível à placa bacteriana, que pode espoletar o sangramento das gengivas.

Anda stressado, com sono e a comer mal. O stress, a privação de sono ou a má alimentação afetam a capacidade de o corpo combater a inflamação provocada por bactérias na boca.

A culpa é dos medicamentos que toma. Alguns medicamentos, como antidepressivos ou medicamentos para a tensão arterial, podem deixar a boca seca, e essa falta de saliva permite que as bactérias proliferem, resultando em gengivas inflamadas e por vezes a sangrar.

Tem algum problema sério. Doenças crónicas como diabetes, ou doenças como leucemia ou VIH, podem afetar o sistema imunitário e fazer com que as gengivas fiquem inchadas e a sangrar. Se as suas gengivas sangrarem durante mais de duas semanas deve ir ao dentista e verificar com ele se deve ou não consultar o seu médico de família.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório