É por isto que as crianças adoram brincar às escondidas

Já reparou que, pelo menos até aos seis anos, as crianças acham que basta tapar os olhos ou se esconderem atrás da cortina para que não os consiga ver?

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
21/11/2016 17:30 ‧ 21/11/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Crianças de todo o mundo adoram brincar às escondidas. No entanto, algumas parecem ser muito más neste jogo, achando que basta tapar-se com um cobertor ou tapara os olhos para que ninguém as consiga ver. Já reparou nisto?

Os psicólogos acreditavam que as crianças se ‘escondiam’ tapando os olhos porque confundiam a sua falta de visão com a dos outros – ou seja, se elas não conseguem ver os outros, os outros também não os conseguem ver a elas.

Mas estudos na psicologia do desenvolvimento cognitivo começam a lançar dúvidas sobre esta noção de ‘egocentrismo’ infantil.

Como reporta o Daily Mail, ao que parece as crianças não só acreditam que ficam invisíveis quando tapam os olhos, como acreditam e dizem deixar de ver os outros quando estes fazem o mesmo. E o mesmo acontece quando tapam a boca ou os ouvidos, acreditando não só que não conseguem falar ou ouvir quando o fazem, como que aos outros sucede o mesmo.

Mas como é que a criança diz não ver a outra pessoa à sua frente só porque esta tapou os olhos? Ao que parece as crianças pequenas, com menos de seis anos, consideram o contacto visual mútuo um requisito para uma pessoa ser capaz de ver outra.

Ou seja, para elas “Eu consigo ver-te apenas se me conseguires ver também”, e vice-versa. Fazendo da sua perspetiva de invisibilidade, uma ideia bidirecional: a não ser que duas pessoas tenham contacto visual, é impossível que uma veja a outra.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas