Mesmo que adore o sabor da cebola, o mais provável é que odeie cortá-la. A sensação de ardor e as lágrimas… Mas porque é que as cebolas nos fazem chorar?
Há uma razão científica para isto acontecer. O site Mashed explica que as cebolas, tal como familiares como o alho, pertence à família das plantas allium.
Umas das coisas que as cebolas absorvem do solo é enxofre e enquanto crescem transformam o enxofre cru num aminoácido chamado sulfóxido. Este aminoácido tem uma característica muito próprio: reagem com o ambiente formando um gás.
Portanto, ao cortar a cebola o sulfóxido que esta tem reage formando um gás que se liberta e que ao chegar aos recetores dos seus olhos os fará chorar, pois como os recetores não conhecem este gás comunicam ao cérebro que inicie o processo de libertação de lágrimas, para proteger os olhos deste composto.
Já quando está a cozinhar as cebolas o gás desaparece, pois as moléculas da cebola que formam o gás, quando aquecidas, tornam-se inertes e passam apenas a dar sabor à cebola.
Fique com um truque para evitar as lágrimas durante o corte da cebola.