Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sempre com as mãos frias? Veja como mantê-las quentes

Das luvas aos cremes para mãos, veja as melhores soluções.

Sempre com as mãos frias? Veja como mantê-las quentes
Notícias ao Minuto

09:59 - 12/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

É quase inevitável começar este artigo sem recorrer ao celebre ditado ‘mãos frias, coração quente’. Mas amores à parte, a verdade é que muitas pessoas têm constantemente as mãos frias, seja inverno ou verão.

A situação agrava-se nos dias em que as temperaturas são mais baixas, mas se pensa que a solução passa por ter um aquecedor por perto, engana-se. Como mostra a página Buena Vida do El País, existem truques bastante simples que prometem aquecer as mãos e mantê-las quentes por um bom espaço de tempo.

E nada como começar por usar umas luvas, daquelas bem apertadinhas e, preferencialmente, de algodão ou lã, pois as fibras destes dois tipos de tecido ajudam a manter o calor natural do corpo, sem que a humidade se apodere da pele, como explica a reumatologista Patricia Carreira Delgado.

Usar creme para as mãos e massajá-las bem ao aplicar é também uma forma de as aquecer e de as manter nutridas, algo que ajuda a reduzir a sensação de dor associada à frieza das extremidades.

Para quem fuma não há melhor conselho do que evitar fazê-lo. Além de cuidar consideravelmente da saúde, não fazer faz com que a pessoa não tire as mãos dos bolsos, por exemplo. Mas a importância da abstinência não está aqui. Tal como indica a publicação, o ato de fumar aumenta a sensação de frio nas mãos e nos pés porque piora a circulação sanguínea nestas partes do corpo. E por falar em circulação, se acha que o álcool aquece, engana-se: a ingestão de bebidas alcoólicas até pode aumentar ligeiramente a temperatura do corpo nos primeiros instantes, mas assim que este arrefece, a sensação de frio será mais penosa.

Uma outra forma de aquecer as mãos – e a alma – é com abraços ou com o simples gesto de apertar ou dar as mãos a alguém, diz o site, destacando ainda a importância de colocar as mãos em água morna, mas não quente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório