Desde sempre que as mudanças hormonais que as mulheres sofrem durante o período menstrual são usadas para fazer piadas e acusar as mulheres de mau humor ou sensibilidade, mas as hormonas têm mesmo um poderoso efeito no comportamento das mulheres durante o mês.
Especialistas revelam que durante o período menstrual as mudanças hormonais tornam as mulheres mais inteligentes, sensuais e duplicam a tentação para trair.
Ainda esta semana um estudo descobriu que as mulheres ingerem cerca de 500 calorias extra por dia quando estão a menstruar, agora o Daily Mail falou com vários especialistas e revela de que outras formas as mudanças hormonais afetam a mulher e o seu comportamento.
"As hormonas e o comportamento estão claramente ligados a fases definidas do ciclo menstrual", explica o Dr. Nick Neave, professor associado de psicologia e endocrinologia comportamental da Northumbria University.
Os cientistas revelaram recentemente que as mulheres se tornam mais inteligentes pouco antes do seu período, devido ao crescimento de uma parte do cérebro.
"Muitas mulheres são mais racionais e controladas após a ovulação", diz Karen Pine, professora de psicologia da Universidade de Hertfordshire.
"Mas experimentam um aumento no comportamento impulsivo, ansiedade e irritabilidade durante a próxima fase, quando estão em pré-menstrual”.
Durante o primeiro dia do ciclo a mulher tende a ficar mais feliz, com mais libido e com uma voz mais alta e feminina.
Durante a ovulação, a mulher está no pico da fertilidade e fica mais inteligente, sexy e duas vezes mais propensas a envolver-se em relações extra-conjugais, como destaca a professora Karen Pine.
Depois da fase as ovulação a mulher entra na fase lútea – que dura entre 11 e 13 dias - e tende a ficar mais esquecida, stressada e com vontade de comer, especialmente hidratos de carbono. Na fase pré-menstrual a mulher tende a ficar com os dedos e o rosto um pouco inchado e a ter mais necessidade de dormir, pode ainda ter cólicas, dores de cabeça e barriga e mudanças no cérebro.