Um grupo de investigadores pode ter encontrado a explicação para a vontade de comer exagerada que as mulheres têm durante o período menstrual.
Depois de analisar 30 mulheres saudáveis entre os 18 e os 45 anos de idade, um grupo de investigadores do National Institute of Nutrition and Food Technology na Tunísia concluiu que as mulheres que combatem a tensão pré-menstrual (TPM) ingerem cerca de 500 calorias extra por dia e que dias antes de terem a menstruação podem ver cerca de 230 gramas acrescentadas ao seu peso, comparativamente ao peso que têm no mesmo mês mais tarde. O estudo publicado na revista científica Annals of Endocrinology confirma o que muitas pessoas já sabiam: “É comum haver compulsões alimentares durante este período do ciclo, especialmente para alimentos doces e chocolate”.
Os investigadores acreditam que os desejos das mulheres nos dias antes de seu período, a ‘fase lútea tardia’, pode ser explicada pela flutuação da ‘hormona da felicidade’ serotonina - o que também explica as mudanças de humor. Os hidratos de carbono aumentam a serotonina quando os níveis naturais do nosso corpo caem, fazendo do pão e da massa alimentos reconfortantes e atrativos.
Mas também há opções saudáveis que a podem ajudar a equilibrar os níveis de serotonina, nomeadamente aveia, arroz integral, batata doce, frutos secos, pão de cereais, iogurte, frutas e leguminosas.