Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Duas coisas que nunca deve partilhar com o seu gato

Algo tão simples como a pasta de dentes pode ser prejudicial para o seu gato.

Duas coisas que nunca deve partilhar com o seu gato
Notícias ao Minuto

16:17 - 01/11/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Pets

Já viu quais os alimentos que podem ser perigosos para os gatos e para os cães e até já sabe que o paracetamol pode ser mesmo muito prejudicial para os animais de estimação, mas sabe que efeito é que o álcool e as pastas de dentes pode ter no seu felino?

Se a ideia de embebedar um gato lhe soa gira, pare já! Tal como acontece nos humanos, nos gatos o álcool pode provocar dificuldade de coordenação, complicações na respiração, como ou até morte, entre outros sintomas.

Mas, como destaca o SciShow, comparados com os humanos, os gatos são muito pequenos, por isso não é preciso muito álcool para afetar muito a saúde destes animais. Uma colher de sopa cheia de whisky pode parecer pouco, mas para um gato com quatro ou cinco quilos é mesmo muito e pode provocar coma.

Outra coisa que também não deve partilhar com o seu gato é na verdade boa para os humanos, a pasta dos dentes. O veterinário do seu gato até lhe pode ter dito que a higiene dentária do gato é importante e que deve escovar-lhe os dentes, mas não com a sua pasta de dentes.

A pasta dos dentes, tal como as pastilhas elásticas e rebuçados sem açúcar, muitas vezes contêm um ingrediente adoçante chamado xilitol, que já foi descoberto que é extremamente tóxico tanto para os gatos como para os cães.

Isto porque ao contrário do que acontece com outros adoçantes, como aspartamo ou sucralose, os gatos e os cães não conseguem processar o xilitol, levando a um aumento da insulina, que pode provocar hipoglicemia e que por sua vez pode provocar fraqueza, descoordenação, vómitos, convulsões ou coma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório