Já viu quais os alimentos que podem ser perigosos para os gatos e para os cães e até já sabe que o paracetamol pode ser mesmo muito prejudicial para os animais de estimação, mas sabe que efeito é que o álcool e as pastas de dentes pode ter no seu felino?
Se a ideia de embebedar um gato lhe soa gira, pare já! Tal como acontece nos humanos, nos gatos o álcool pode provocar dificuldade de coordenação, complicações na respiração, como ou até morte, entre outros sintomas.
Mas, como destaca o SciShow, comparados com os humanos, os gatos são muito pequenos, por isso não é preciso muito álcool para afetar muito a saúde destes animais. Uma colher de sopa cheia de whisky pode parecer pouco, mas para um gato com quatro ou cinco quilos é mesmo muito e pode provocar coma.
Outra coisa que também não deve partilhar com o seu gato é na verdade boa para os humanos, a pasta dos dentes. O veterinário do seu gato até lhe pode ter dito que a higiene dentária do gato é importante e que deve escovar-lhe os dentes, mas não com a sua pasta de dentes.
A pasta dos dentes, tal como as pastilhas elásticas e rebuçados sem açúcar, muitas vezes contêm um ingrediente adoçante chamado xilitol, que já foi descoberto que é extremamente tóxico tanto para os gatos como para os cães.
Isto porque ao contrário do que acontece com outros adoçantes, como aspartamo ou sucralose, os gatos e os cães não conseguem processar o xilitol, levando a um aumento da insulina, que pode provocar hipoglicemia e que por sua vez pode provocar fraqueza, descoordenação, vómitos, convulsões ou coma.