Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, botão do elevador para fechar as portas não funciona

Especialistas revelam que o botão que supostamente fecha as portas do elevador mais rápido está obsoleto desde 1990 e revela outros botões que também têm efeito placebo.

Afinal, botão do elevador para fechar as portas não funciona
Notícias ao Minuto

09:23 - 28/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Controlo

Muitas pessoas não têm paciência para esperar uns segundos que as portas do elevador fechem, portanto carregam no botão para fechar as portas e acelerar o processo.

No entanto, especialistas revelam que este botão está obsoleto desde 1990, sugerindo que o botão é completamente falso e que não irá fazer com que as portas se fecham mais depressa.

Ao New York Times, Karen W. Penafiel, diretora executiva na National Elevator Industry Inc., conta que em 1990 o ‘Americans With Disabilities Act’, lei de trabalho que proíbe a discriminação injustificada baseada na incapacidade, exigiu que os elevadores ficassem abertos tempo suficiente para que alguém com incapacidade física, com alguém com muletas ou de cadeira de rodas, conseguisse entrar.

Mas apesar de estes botões serem inúteis para as pessoas comuns, podem desempenhar a sua função para os bombeiros ou pessoal da manutenção, através da utilização de um código ou chave especial.

Surpreendido? Mas há mais. Pelos vistos há outros aparelhos que também têm botões que apenas têm um efeito placebo e a função de lhe darem a ilusão de controlo.

É o caso de grande parte dos botões para os peões nos semáforos e dos termostatos em alguns escritórios. Em 2003 um estudo concluiu que muitos escritórios instalam termostatos falsos a que toda a gente tem acesso para que as pessoas se sentissem melhor por poderem mexer na temperatura do escritório sem que isso alterasse as contas e evitando assim cerca de 75% das chamadas para as empresas responsáveis pelo ar condicionado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório