Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Como levantar pesos: Rápido ou devagar?

Quando faz musculação há muitas coisas a ter em consideração, desde o peso que levanta até as séries e repetições que faz. Mas até a velocidade a que levanta e baixa os pesos pode ser importante…

Notícias ao Minuto

10:20 - 24/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle PictureFit

Há quem defenda sem qualquer dúvida que no que toca ao levantamento de pesos, quanto mais rápido, melhor. Mas também há quem bata o pé e diga que só levantando os pesos devagar é que vai ver os efeitos.

Pois, bem, para tentar esclarecer as dúvidas o canal de YouTube PictureFit realizou o vídeo acima onde explica as principais diferenças entre levantar os pesos rápido ou devagar.

Levantar os pesos devagar aumenta o tempo que os músculos passam sob tensão, o que pode contribuir para o ‘crescimento’ dos músculos. Esta técnica também pode restringir a circulação do sangue durante a contração dos músculos, o que faz com que crie mais ácido lácteo, que também se sabe que contribui para o ‘crescimento’ dos músculos – embora lhe possa provocar dores nos dias a seguir ao treino.

Mas, como destaca o PictureFit, os benefícios acima são apenas hipóteses e até hoje as investigações científicas sobre o tempo sob tensão não provaram que este tenha qualquer benefício para o ‘crescimento’ muscular.

E porquê? Essencialmente porque para conseguir criar mais tempo de tensão enquanto levanta e baixa os pesos terá de usar pesos mais leves do que se as suas repetições fossem mais rápidas e pusesse os músculos sob menos tensão.

Os especialistas revelam que o volume total de treino, que consiste na multiplicação das repetições com as séries e os pesos que levanta, é muito mais importante para o ‘crescimento’ muscular do que a velocidade a que o faz.

Mas baixar os pesos devagar pode deixar os seus músculos mais fortes e também é o mais indicado para pessoas que estão a começar a fazer mais musculação, pois é mais seguro para evitar lesões.

E se ainda não sabe se deve levantar e baixar os pesos rápido ou devagar, lembre-se de que o que é mesmo mais importante é levantar pesos pesados, com frequência e de forma consistente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório