Investigadores descobriram que uma caminhada de dez minutos depois de comer e exercitar-se por cerca de 20 minutos por dia é suficiente para reduzir em mais de um quarto o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Mostraram que o exercício pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue.
No primeiro de dois estudos, realizado pelo professor Jim Mann e a sua equipa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriu que exercitar-se depois das refeições é muito benéfico para pessoas com diabetes tipo 2 e resulta numa redução significativa (de cerca de 12%) dos níveis de glucose no sangue.
O segundo estudo realizado por investigadores da University College London, que examinou dados de mais de 1.2 milhões de pessoas – das quais mais de 82 mil desenvolveram diabetes tipo 2, concluiu que as pessoas que realizaram 150 minutos – uma média de 21 minutos por dia - de atividade física moderada todas as semanas conseguiram reduzir em 26% o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Como reporta o Express britânico, os investigadores dos estudos, publicados na revista Diabetologia, também concluíram que os benefícios eram consideravelmente superiores para as pessoas que praticavam mais exercício.