Caminhar depois de comer reduz o risco de diabetes tipo 2

Fazer uma caminhada depois de comer e exercitar-se durante 20 minutos por dia pode ser suficiente para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, destacam novos estudos.

© iStock
Lifestyle Estudo

Investigadores descobriram que uma caminhada de dez minutos depois de comer e exercitar-se por cerca de 20 minutos por dia é suficiente para reduzir em mais de um quarto o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

PUB

Mostraram que o exercício pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue.

No primeiro de dois estudos, realizado pelo professor Jim Mann e a sua equipa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriu que exercitar-se depois das refeições é muito benéfico para pessoas com diabetes tipo 2 e resulta numa redução significativa (de cerca de 12%) dos níveis de glucose no sangue.

O segundo estudo realizado por investigadores da University College London, que examinou dados de mais de 1.2 milhões de pessoas – das quais mais de 82 mil desenvolveram diabetes tipo 2, concluiu que as pessoas que realizaram 150 minutos – uma média de 21 minutos por dia - de atividade física moderada todas as semanas conseguiram reduzir em 26% o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Como reporta o Express britânico, os investigadores dos estudos, publicados na revista Diabetologia, também concluíram que os benefícios eram consideravelmente superiores para as pessoas que praticavam mais exercício.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS