Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Como lidar com o bullying no local de trabalho

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Bullying e é importante lembrar que este é um problema que afeta crianças e adultos.

Como lidar com o bullying no local de trabalho
Notícias ao Minuto

17:01 - 03/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Comportamento

Não interessa de que forma é aplicado, o bullying causa muito stress e ansiedade à vítima e pode mesmo provocar mazelas para toda a vida. Um estudo concluiu até que o bullying traumatiza tanto quanto o abuso sexual.

E se já lhe revelamos a que sinais deve estar atento para perceber se o seu filho sofre de bullying, importa saber se você ou algum colega está a sofrer de bullying no local de trabalho.

Se achava que este era um problema que só afetava as crianças, está muito enganado. Os locais de trabalho podem ser ambientes muito competitivos e por vezes surgem atos de bullying em que os agressores (chamados ‘bullies’) tentam menosprezar, rebaixar, controlar ou destabilizar um ou vários colegas.

Como destaca o site We Are The City, os principais sinais são: abuso verbal ou físico direto, fazer piadas ou gozar, desvalorizar o seu trabalho ou esforço, humilhações em público,estar sempre a criticá-lo de forma injusta,ridicularizar as suas ideias, deixá-lo de fora nas situações sociais.

Mas e o que deve fazer? Antes de mais nunca deve ignorar a situação, pois se não confrontar o ‘bullie’ nem agir ele vai achar que esse comportamento é aceitável e continuará a fazer a sua vida num inferno. Tente não deixar que as emoções se apoderem de si, pois além de ser pouco provável que ajude, vai mostrar ao ‘bullie’ que ele tem poder sobre as suas emoções e isso só o vai incentivar a continuar como tipo de comportamento.

Deve falar com alguém sobre o que se está a passar, seja um colega de trabalho ou o seu superior. Pode ainda documentar os comportamentos de bullying que sofreu, quando aconteceram, o que é que a outra pessoa fez e quem testemunhou,pois pode ser muito útil se decidir levar a questão aos recursos humanos ou mesmo para tribunal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório