Stephan Domeig acredita que a saúde depende da cura alcalina, de um estilo de vida que promova o equilíbrio e a limpeza total, seja do organismo, da pele ou das emoções.
A cura alcalina, explica o autor no seu mais recente livro, “é uma abordagem holística à saúde e ao bem-estar. Mais concretamente, é composta por princípios dietéticos e de estilo de vida, simples, mas poderosamente eficazes, que devolverão o equilíbrio ao seu sistema”.
Na prática, a cura alcalina que o médico defende consiste na manutenção do equilíbrio do pH do organismo, que pode variar com a ingestão de determinados alimentos. Mas é preciso fazer mais do que comer bem.
Como explica o site Mind Body Green, existem formas altamente eficazes de se conseguir um corpo alcalino, desde que sejam adotados hábitos saudáveis diariamente e que beneficiem uma limpeza interna e externa da pessoa.
Uma vez que a cura alcalina depende disso mesmo, da limpeza, o primeiro passo a dar é incluir a ingestão regular e frequente de água, seja com ou sem gotas de limão ou sob a forma de chás desintoxicantes e não açucarados. Aqui, o objetivo não é apenas eliminar as toxinas, como também melhorar o processo digestivo.
A desintoxicação linfática é também importante e tal consegue com o simples hábito de praticar exercício físico diariamente, aplicando-se, aqui, técnicas de concentração e respiração. Suar é também importante, como indica a publicação, que destaca ainda que é possível ter um corpo mais alcalino ao trocar o café por chás naturais.
Substituir o açúcar refinado por adoçantes naturais é também fundamental, pois só assim se reduz significativamente o risco de inflamação e acumulação de gordura. A ingestão de vegetais de folha verde, frutas e legumes é igualmente essencial, devendo estes alimentos estar na base das principais refeições. E por falar em refeições, o ato de mastigar pausadamente jamais deve ser ignorado.
Usar óleos naturais e essenciais na pele previne o contacto com químicos e aditivos presentes na grande maioria dos produtos de cosmética.
Por fim, mas não menos importante, está a importância da qualidade do sono, que quanto melhor mais efeitos positivos tem na saúde física e mental e no bem-estar.