Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Orgasmo e ejaculação são coisas distintas. Conheça a diferença

Enquanto o orgasmo é um processo neurofisiológico, a ejaculação é um processo físico, que consiste na contração da musculatura pélvica e eliminação de sémen.

Orgasmo e ejaculação são coisas distintas. Conheça a diferença
Notícias ao Minuto

22:06 - 20/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sexo

O orgasmo masculino não é um assunto tão simples como parece.

Grande parte das pessoas acredita que o clímax do homem acontece quando este ejacula, contudo, especialistas explicam que os dois fenómenos não são necessariamente o mesmo e, por isso, nem sempre a ejaculação significa ter prazer e nem sempre se ejacula ao ter um orgasmo, revela o UOL.

“O orgasmo é uma experiência sensorial ligada ao clímax do ato sexual, ao passo que a ejaculação é a expulsão ou emissão do líquido seminal", afirma o urologista Guilherme Leme de Souza, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Daniel Luiz Paulillo, afirma que enquanto o orgasmo é um processo neurofisiológico, com liberação de serotonina que culmina com a sensação máxima de prazer, a ejaculação é um processo físico, onde ocorre a contração da musculatura pélvica e a eliminação de sémen. Segundo o especialista, os processos são distintos e não dependem um do outro para acontecer.

“Ter orgasmo sem ejacular é uma situação possível e não rara", diz José Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein. É o caso dos homens que precisam de remover a próstata e que, por isso, deixam de ter ejaculação, mas poderão ter orgasmos. Este processo é chamado de anejaculação ou orgasmo seco.

Diabéticos, hipertensos, homens sob efeito de muito stress e que tomam antidepressivos também podem ter orgasmos sem ejacular. Ainda segundo os especialistas, ter orgasmos sem ejacular esporadicamente não sugere nenhum problema e não significa que o homem deva procurar um médico - mas merece atenção se for mesmo muito frequente.

Já a ejaculação sem orgasmo pode tornar-se um problema quando ocorre precocemente. “Muitas vezes, o homem ejacula tão rapidamente que não chega ao clímax. Nesse caso, o melhor é consultar um urologista para ter orientações e tratamento adequado”, destaca Paulillo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório