Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

É isto que os cães veem quando olham para os ecrãs

Estudos revelam o que é que estes animais de estimação conseguem ver ao olhar para o ecrã da televisão ou do computador.

É isto que os cães veem quando olham para os ecrãs
Notícias ao Minuto

10:28 - 13/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Pets

Se tem um cão e uma televisão em casa certamente já apanhou o seu cão meio hipnotizado a olhar para o ecrã. Mas, afinal, os cães veem o mesmo que nós quando olham para a televisão ou para o computador?

O site The Conversation reuniu vários estudos que dão algumas pistas sobre o que é que os cães veem e o que é que percebem quando olham para a televisão.

Estudos determinam que estes animais considerados os melhores amigos do homem são capazes de ‘digitalizar’ imagens vídeos, com certas restrições.

Ele veem o que se passa na televisão, mas de uma forma completamente diferente dos seus donos. Os cães têm visão dicromatática: só têm dois tipos de células recetoras de cor, de modo que apenas conseguem distinguir coisas a azul e a amarelo.

O uso da cor nos meios de comunicação é muito importante para estes animais, razão que explica por que o canal de televisão canino norte-americano DOGTV dá prioridade a estes dois espectros de luz.

Os olhos destes animais também são mais sensíveis ao movimento e por isso são capazes de captar imagens com mais rapidez do que nós.

Um estudo conclui que estes animais preferem ver vídeos ou programas onde apareçam outros cães e o mesmo aplica-se aos sons, pois o latir ou o barulho de brinquedos de cães são mais atraentes para eles.

Tendem a aproximar-se da televisão, não porque veem mal mas porque querem ver imagens mais de perto e tendem a ficar inquietos e hiperativos quando gostam do que estão a ver.

Recorde ainda as raças de cães que menos ladram, por que os cães inclinam a cabeça para o lado e uma galeria sobre a vida antes e depois de ter um cão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório