Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Eis porque é que os palhaços podem dar-lhe 'arrepios'

Coulrofobia é o termo psiquiátrico que se usa para designar o medo de palhaços.

Eis porque é que os palhaços podem dar-lhe 'arrepios'
Notícias ao Minuto

18:20 - 05/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Para umas pessoas ir ao circo e assistir a um espetáculo com palhaços é um momento de puro divertimento, mas para outras pode ser motivo para fugir a correr e a gritar com medo. Mas porquê?

Estas pessoas sofrem de coulrofobia, uma condição que, segundo o site Today, afeta 12% dos adultos norte-americanos e que faz com que tenham uma resposta de pânico e/ou ansiedade quando veem um palhaço.

Para estas pessoas os palhaços são vistos como perigosos e ameaçadores e por isso têm uma resposta tão emocional e física. Mas há ainda quem não tenha tal fobia mas ache que os palhaços são perturbadores.

Os especialistas dizem que isto se deve a uma combinação de coisas. Por um lado porque “estão a esconder o seu rosto natural”, como explicou o psicólogo Frank Farley. Isto pode levantar suspeitas ou medos.

A maquilhagem dramática na boca e nos olhos também faz com que as pessoas fiquem mais cautelosas, pois não conseguem analisar as expressões faciais naturais do palhaço.

E depois há ainda coisas que se passam que podem fortalecer ainda mais o medo dos palhaços, como assaltos e outros crimes realizados por pessoas maquilhadas ou mascaradas de palhaços. Ou até os filmes onde o assassino é um palhaço assustador.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório