Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dicas para acalmar o seu cão

Acalmar o amigo de quatro patas não é assim tão difícil.

Dicas para acalmar o seu cão
Notícias ao Minuto

11:00 - 22/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Pets

Um trovão inesperado, uma porta do carro que se abre, um brinquedo irritante, uma criança maldosa ou o simples som do aspirador. São muitos os fatores que podem interferir com a agitação do cão e que o podem deixar nervoso e ansioso.

O estado de ansiedade no animal não é espelhado apenas no comportamento, o seu corpo tão o revela através de uma contração simultânea dos músculos, o que pode comprometer os movimentos.

Mas acalmar o amigo de quatro patas não é uma tarefa assim tão difícil, diz a revista Health, que falou com uma série de especialistas que revelam, agora, as melhores dicas para reduzir os níveis de ansiedade nos cães.

A primeira, lê-se na publicação, requer a ajuda de um treinador, especialmente quando o cão fica ansioso perante um vasto leque de situações, algo que pode interferir com o seu bem-estar.

A música pode ser ainda uma aliada na hora de evitar um estado de ansiedade, mas não é uma música qualquer. De acordo com a veterinária Jessica Vogelsang, existe um álbum chamado’Through a Dog’s Ear’ que contém as sonoridades mais indicadas para acalmar o animal.

A ansiedade de um cão antes de uma tempestade é comum e deves-se à acumulação de eletricidade estática no ar. Para evitar que o animal sofra durante o som dos trovões, o mais indicado é secar-lhe o pelo, como sugere o veterinário Marty Becker. No caso de ansiedade e nervosismo provocados por tempestades, existem sete truques a ter em conta.

Nos casos mais extremos de ansiedade, pode ser ainda recomendado por um especialista a toma de uma versão sintética de feromónios, um componente calmante presente no leite materno da cadela. Outros medicamentos naturais podem também ser indicados para situações mais recorrentes e intensas de ansiedade, contudo, a toma de fármacos apenas deve ser feita após a recomendação de um médico veterinário.

Quando a excitação do animal se deve ao fogo-de-artifício, são estes os conselhos a ter em conta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório