Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

O que precisa de saber antes de começar um plano de treino

Se planeou começar um novo plano de treino em setembro, o melhor é anotar estas dicas.

O que precisa de saber antes de começar um plano de treino
Notícias ao Minuto

09:55 - 22/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

O final das férias e o início da rotina de trabalho marcam o começo de uma nova era para muitas pessoas. Setembro é o novo janeiro e há que tirar o melhor proveito disso.

Mudar o plano de treino – ou inscrever-se de vez no ginásio – é a decisão mais comum e aquela que mais pode interferir com a rotina diária, com o humor e com o bem-estar no geral. Contudo, antes de ir a correr para o ginásio (literalmente ou não), há que ter em mente algumas regras para evitar que o novo plano de treinos seja um martírio e apenas mais um motivo para fugir a sete pés do exercício físico.

Segundo o site Conversation, são estes os conselhos a ter em conta:

1 – Começar devagar. Quando se está algum tempo sem treinar ou se adquire uma nova rotina de exercícios, começar devagar é o melhor conselho que se pode ter em conta. Além de ajudar a prevenir lesões, seguir o plano de treino pausadamente e sem exageros ajuda a ainda a evitar uma condição chamada dor muscular tardia, aquela sensação de tensão e dor que acontece dois dias depois de treinar. O risco de inflamação é ainda menor quando se começa devagar, ou seja, quando se treina apenas duas ou três vezes por semana no primeiro mês do novo plano de treino e respeitando sempre as indicações primeiramente dadas pelo instrutor.

2 – Não tentar compensar o tempo perdido com treino de estimulação elétrica. Embora estes aparelhos possam ser um bom complemento para o treino, nunca devem ser a única forma de exercício, muito menos nas pessoas que começaram agora a treinar. Estes aparelhos, diz o site, podem aumentar a probabilidade da pessoa contrair rabdomiólise, uma condição caraterizada pela quebra rápida do músculo esquelético devido a lesões no tecido muscular. Este problema pode ser ainda uma consequência do treino exagerado. Para resultados eficazes, é preciso ter uma mente forte e acreditar que se é capaz.

3 – Não fazer exames e análises antes de começar a treinar. Quem parou os treinos apenas para ir de férias, não tem que se preocupar com o coração (a não ser que tenha um histórico de complicações), mas as pessoas que começam agora a apostar na atividade física não podem, de todo, ignorar o estado deste órgão. Fazer alguns exames de rotina antes de iniciar o plano de treinos é uma forma de prevenir males maiores.

4 – Zelar pelo sistema imunitário. Enquanto o treino moderado é aliado do sistema imunitário, deixando-o forte e capaz de lutar contra agressões externas, o treino em excesso ou que exija um grande esforço físico pode ter um efeito contrário, reduzindo o número de células brancas, o que deixa o sangue enfraquecido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório