Quantas vez terão as mulheres desejado uma barriga lisa como a de Gigi Hadid ou um rabo como o de Jennifer Lopez? E quantos homens não desejarão um corpo como o de Cristiano Ronaldo?
Querer mudar algo no corpo é um desejo constante em ambos os sexos e um dos motivos para muitas pessoas se empenharem ao máximo no ginásio. Mas, e se tão importante quanto o treino for a convicção de que se vai conseguir aquilo que se deseja?
Esta é a ideia defendida num recente estudo da Universidade de Friburgo, na Alemanha, e que indica que acreditar na eficácia do plano de treino tem um impacto muito positivo no real efeito do exercício.
Para a investigação participaram 76 adultos saudáveis que foram divididos em dois grupos: um em que acreditavam no sucesso do exercício e outro em que o pensamento era neutro, ou seja, em que não existia qualquer expectativa perante o treno. Todos os participantes tiveram que pedalar ao longo de 30 minutos e aqueles que tinham uma visão mais positiva relativamente à atividade acabaram por executar um treino melhor, tendo melhores resultados nos testes realizados nos momentos seguintes e que provaram que se sentiam mais felizes e saudáveis do que aqueles que olharam para a atividade sem grande expectativa, lê-se na Fitness.
Para Hendrick Mothes, psicólogo e autor do estudo, “os resultados demonstram que a crença em quanto vamos beneficiar com a atividade física tem um efeito considerável no nosso bem-estar”, mas não só: acreditar que o treino vai trazer resultados positivos faz com que as pessoas se empenhem mais e os resultados acabem por realmente aparecer.
Além disso, lê-se na publicação, manter uma atitude positiva não só perante o treino mas perante outros fatores da vida pode ser benéfico para o bem-estar geral, melhorando consideravelmente a qualidade de vida.