Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Má alimentação na gravidez pode provocar défice de atenção

Novo estudo sugere que a alimentação rica em gordura e açúcar durante a gestação aumenta o risco de o filho desenvolver transtorno de défice de atenção.

Má alimentação na gravidez pode provocar défice de atenção
Notícias ao Minuto

07:02 - 19/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Fazer uma má alimentação na gravidez, rica em gordura e açúcar, aumenta o risco de a criança desenvolver um transtorno de comportamento e transtorno de défice de atenção e hiperatividade (TDAH). Esta é a conclusão de um estudo publicado na quinta-feira na revista científica Journal of Child Psychology and Psychiatry.

Um grupo de investigadores da King’s College London e da Universidade de Bristol, ambas na Inglaterra, analisaram o desenvolvimento e amostras de sangue de 164 crianças e a alimentação das suas mães na gestação. Destas, 83 crianças tinham transtorno de comportamento prematuro e outras 81 tinham baixos níveis do problema.

Os resultados mostraram que nos dois grupos de crianças estudados, aquelas cujas mães tiveram uma alimentação rica em gordura e açúcar durante a gestação apresentaram uma quantidade maior de alterações no gene IGF2, um gene relacionado com o desenvolvimento fetal, em comparação com os filhos de mães que seguiram uma dieta saudável. As crianças que tinham tais alterações genéticas e também desenvolveram transtorno de comportamento prematuro tinham maior probabilidade de apresentar uma quantidade maior de sintomas de TDAH entre os 7 e os 13 anos de idade.

Os investigadores concluíram que a alimentação da mãe pode alterar o ADN do feto e aumentar o seu risco de problemas de comportamento em criança.

O IGF2 é um gene que desempenha um papel importante não só no desenvolvimento fetal, mas também de partes do cérebro envolvidas no TDAH, como o cerebelo e o hipocampo.

Os resultados deste estudo sugerem ainda que “promover uma dieta pré-natal saudável pode reduzir os sintomas de TDAH e problemas de comportamento nas crianças. Isso é encorajador.”, disse Edward Barker, coautor do estudo e investigador da King’s College London.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório