Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Será o leite magro uma opção para quem tem sensibilidade à lactose?

A desnatação do leite retira grande parte da sua matéria gorda. Mas tem efeitos no teor de lactose?

Será o leite magro uma opção para quem tem sensibilidade à lactose?
Notícias ao Minuto

09:22 - 18/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

O leite magro pode ficar com 0,5% de matéria gorda, o que faz dele uma opção menos calórica. Por outro lado, perdem-se também substâncias como a vitamina D, que favorece a absorção de cálcio, e parte das proteínas.

No que toca ao teor de lactose, quase não há diferenças entre o leite magro (desnatado) e o leite gordo (integral), sublinha a revista Saúde.

Portanto, se está a investir no leite magro para tentar controlar desconfortos provocados pelo açúcar do leite, não vale a pena. Na verdade, o leite gordo até cai melhor a quem sofre de sensibilidade ou até de intolerância à lactose.

E o ‘truque’ está mesmo na gordura que o leite integral tem - por causa dela, a bebida é digerida mais lentamente. A lactose vai chegando aos poucos ao intestino, evitando a concentração de gases e água, que despoleta as manifestações do distúrbio. Mas, como sublinha a revista brasileira, isso também depende da carga da enzima da lactose produzida.

E o leite magro em pó? Na prática, é a versão desidratada da bebida, na qual ela perde a maior parte da água da sua composição, preservando, no máximo, cerca de 5%. O restante é formado por gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais.

O processo de desidratação passa por uma temperatura muito alta e o que sobra são os nutrientes super-concentrados - inclusive a lactose. Segundo dados do Conselho Nacional de Laticínios (Conil) brasileiro, o leite magro em pó contém cerca de 52,9% de lactose, e o gordo, 37,5%. Mas lembre-se de que o produto será diluído, portanto tudo dependerá da proporção usada na reconstituição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório