Bater o pé pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Estudo sugere que a saúde cardiovascular das pessoas que passam o dia sentadas beneficiaria muito se estas de vez em quando batessem o pé ou mexessem mais as pernas.

Bater o pé pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

© iStock

Vânia Marinho
05/08/2016 07:01 ‧ 05/08/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Está a ver aquele bate o pé que geralmente indica nervosismo e acaba por irritar as pessoas à volta? Especialistas em saúde cardiovascular dizem que deve fazê-lo, e várias vezes ao dia.

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade do Missouri, até bater ligeiramente os dedos dos pés ou das mãos poderia reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Os investigadores acreditam que esta poderia ser a resposta para melhorar a saúde do coração numa altura em que tantas pessoas passam a maior parte do tempo sentados a uma secretária.

O principal investigador deste estudo, Dr. Jaume Padilla, professor assistente de nutrição e fisiologia do exercício explica: "Queríamos saber se uma pequena inquietação na perna poderia impedir um declínio na função vascular da perna provocada por um tempo prolongado passado sentado. Apesar de esperarmos que o remexer iria aumentar o fluxo de sangue para os membros inferiores, foi uma surpresa descobrir que isso seria suficiente para evitar um declínio na função arterial”.

Como reporta o Daily Mail, para este estudo os investigadores compararam a função muscular de 11 homens e mulheres saudáveis antes e depois de passarem três horas sentados. Sendo que cada um passou um minuto a mexer uma perna e descansou quatro minutos.  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas