Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os riscos de cinco medicamentos muito tomados

Seja para aliviar uma dor de cabeça ou de estômago, ou mesmo para ajudar a fazer a digestão daquele almoço mais pesado, a auto-medicação é uma prática comum em Portugal.

Os riscos de cinco medicamentos muito tomados
Notícias ao Minuto

09:03 - 28/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Alerta

Toda a gente tem alguns medicamentos, aparentemente inofensivos, em casa para o caso de surgir algum contratempo.

Seja para tratar uma gripe, aliviar uma dor de cabeça, costas ou de estômago ou até para uma digestão pesada, é comum que as pessoas se auto-mediquem, mas quando isto se torna num hábito o perigo pode ser bem real.

No seu livro mais recente, 'Tarja Preta - Os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma', Marcia Kedouk dedica um capítulo inteiro sobre ao perigo real da auto-medicação. A edição brasileira da revista Exame falou com a autora, que listou os efeitos indesejados de alguns medicamentos comuns e muito tomados.

1. Tylenol (com Paracetamol como princípio ativo, serve para tratar dores e febre).

Efeitos indesejados: O paracetamol, depois de metabolizado pelo fígado transforma-se numa substância tóxica chamada de NAPQI - que normalmente é rapidamente eliminada pelo corpo. Mas em adultos, doses a partir de quatro gramas por dia ou um grama de uma vez podem sobrecarregar o fígado, podendo provocar lesões irreversíveis e em alguns casos até falência órgão. As ‘overdoses’ podem acontecer porque outros medicamentos também têm a mesmo princípio ativo. E a mistura do Tylenol com um anti-inflamatório, por exemplo, pode provocar ‘overdose’ acidental.

2. Aspirina (princípio ativo: ácido acetilsalicílico; serve para tratar a dor e estágios leves de febre).

Efeitos indesejados: Oito comprimidos de aspirina são suficientes para causar choque cardiovascular e insuficiência respiratória – pois doses altas aumentam o risco de excesso de acidez no sangue e a queda acentuada da glicose. Em diabéticos, o uso indiscriminado da aspirina pode provocar hipoglicemia – uma vez que essas pessoas já tomam medicamentos para controlar a doença. Combinada com outro anti-inflamatório ou álcool, o uso da aspirina aumenta as probabilidades de úlcera e sangramentos estomacais e intestinais severos.

3. Eno (princípio ativo: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico; ajuda a facilitar a digestão e alivia a azia).

Efeitos indesejados: Duas saquetas de Eno contêm 1,7 grama de sódio - quase a recomendação máxima diária de consumo que é de dois gramas. Ou seja, este simples medicamento pode ser uma bomba principalmente para quem tem hipertensão e/ou problemas cardiovasculares. O uso indiscriminado de Eno pode alterar o pH do estômago e, assim, sobrecarregar os rins e os pulmões. Além disso, o excesso de anti ácidos, de forma geral, pode reduzir a absorção de nutrientes e diminuir as defesas naturais do suco gástrico, aumentando assim os riscos de contaminação de alimentos.

4. Omeprazol (princípio ativo: Omeprazol; serve para tratar dores de estômago principalmente as provocadas por lesões das mucosas).

Efeitos indesejados: O Omeprazol atua na diminuição do suco gástrico e a sua utilização prolongada pode provocar um efeito boomerang, gerando assim o excesso de produção de gastrina – hormona que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico) e estimula a motilidade do estômago. Além disso, assim como os antiá cidos, o uso frequente e sem acompanhamento médico do Omeprazol pode aumentar o risco de infeções e dificultar a tarefa de o organismo absorver nutrientes. O uso prolongadi pode provocar, por exemplo, a diminuição severa dos níveis de magnésio causando em alguns casos problemas cardíacos.

5. Amoxil (princípio ativo: amoxilina – antibiótico-; serve para tratar infeções, pois combate bactérias).

Efeitos indesejados: O uso indiscriminado de antibióticos pode levar à proliferação de bactérias resistentes, chamadas de superbactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório