Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Farinha de grão-de-bico, a nova aliada da alimentação saudável

A farinha de trigo é cada vez menos uma opção. E não faltam alternativas.

Farinha de grão-de-bico, a nova aliada da alimentação saudável
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O grão-de-bico é um dos alimentos mais versáteis e mais comuns da culinária portuguesa, mas esta leguminosa vai mais além e assume-se como uma das principais aliadas da alimentação saudável.

Além de ser uma ótima fonte de fibra – capaz de baixar o colesterol mau –, o grão-de-bico consegue travar os níveis de açúcar no sangue e fornece uma boa dose de proteínas à refeição, podendo ser um substituto dos alimentos de origem animal.

Por cada 100 gramas, o grão-de-bico fornece cerca de 300 calorias, seis gramas de gorduras (apenas 0,6 gramas de gorduras saturadas), potássio, fibra (17 gramas), proteínas (19 gramas), vitamina A, vitamina C, vitamina B6 cálcio, ferro e magnésio.

Mas se pensa que apenas pode comer grão-de-bico ao almoço e ao jantar, engana-se. Esta leguminosa é tão versátil que pode mesmo ser transformada em farinha, substituindo o trigo e, com isso, retirando o glúten da receita.

A farinha de grão-de-bico pode ser feita em casa. Para tal, basta demolhar a leguminosa por oito horas (trocando a água algumas vezes), escorrer e colocar no forno até tostar. Depois, é só triturar num processador de alimentos e está pronta para ser usada em bolos, tartes ou pães caseiros.

Para quem não quer ter trabalho na cozinha, algumas lojas especializadas vendem já embalagens desta farinha, basta procurar junto aos alimentos sem glúten.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório