Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ciência diz que é cada vez mais fácil viver bem depois dos 90

Envelhecer com vitalidade é possível, especialmente se tiver uma boa genética.

Ciência diz que é cada vez mais fácil viver bem depois dos 90
Notícias ao Minuto

07:11 - 22/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O aumento do número de anos de vida que se tem verificado nas últimas décadas já não está associado a uma maior incapacidade. Pelo contrário: são cada vez mais as pessoas que vivem para lá dos 90 com uma genica de fazer inveja a muitos jovens.

Mas uma recente revisão científica feita pelo Albert Einstein College of Medicine e pela Universidade de Boston vem agora provar que é possível viver mais e melhor e que os últimos anos de vida podem mesmo ser os mais positivos a nível de saúde.

Como se lê aqui, os investigadores analisaram os dados de saúde de um estudo e de um banco de dados, no total de quase três mil pessoas de idade avançada, algumas acima dos 95 anos.

Na análise das informações recolhidas, os investigadores tiveram em conta a idade que os participantes tinham quando apareceram pela primeira vez alguns problemas de saúde, como o cancro, as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e acidente vascular cerebral (AVC). A doença de Alzheimer não foi incluída no estudo porque os dados do Programa dos Genes da Longevidade (dos Estados Unidos) não tinham dados acerca da doença.

De acordo com o estudo, publicado no Journal do The American Society, no grupo dos participantes com uma vida mais longa o cancro não tinha entrado na vida de 20% dos homens até aos 97 anos e das mulheres com 99 anos.

Em causa, dizem os investigadores, estão os fatores genéticos, sociais e culturais. Mas o que deve mesmo ser retido daqui é que as pessoas vivem mais anos e tendem a ter doenças mais tarde são as que sofrem durante menos tempo com o problema de saúde, acabando por ter uma batalha de semanas ou escassos meses, ao contrário do que acontece com as pessoas que são diagnosticadas com cancro na meia-idade, por exemplo.

O estudo sugere que as descobertas feitas num grupo de judeus centenários podem ser generalizados para populações diversas e contradizem a ideia de que as pessoas mais velhas ficam mais doentes e os custos de cuidados de saúde mais caros.

Há dois anos, os investigadores do Albert Einstein College of Medicine tinham já conseguido retardar envelhecimento de ratos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório