Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Biológicos, germinados e fermentados. Porque deve consumi-los

A nutricionista Magda Roma revelou ao Lifestyle ao Minuto os benefícios dos alimentos biológicos e porque é que as pessoas devem apostar mais no consumo de germinados e fermentados.

Biológicos, germinados e fermentados. Porque deve consumi-los
Notícias ao Minuto

09:17 - 31/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Magda Roma

Equilibrar, fermentar e germinar. Estes são três dos conceitos que Magda Roma apresenta no seu mais recente livro ‘O Livro das Receitas Vegan’ [Esfera dos Livros], criado em parceira com Mónica Venda.

Com esta obra, a nutricionista pretende explicar, desmistificar e revelar como a saúde beneficia com a maior ingestão de alimentos de origem vegetal, sendo a dieta vegan o destaque. Mas para se consumir mais frutas e vegetais, há que ter alguns aspetos em conta e a origem biológica dos alimentos é um dos exemplos.

“Os produtos de origem biológica dão-nos a segurança que todo o processo é controlado e o mais aproximado do natural, desde a semente, à terra, ao tratamento do alimento e até à água é controlada. Não existe alimentos transgénicos, não existem alimentos com agrotóxicos ou contaminantes químicos, no entanto há sempre a probabilidade de vir acompanhado com uma lagarta que é um contaminante biológico”, explica a nutricionista num e-mail enviado ao Lifestyle ao Minuto.

Mas além dos alimentos biológicos, existem outros que proporcionam um maior leque de benefícios à saúde e, por isso, uma melhor qualidade de vida. O óleo de coco é um deles por se tratar de uma gordura vegetal que permite “confecionar a altas temperaturas”, contudo, a especialista revela que aconselha sempre os seus pacientes “a cozinhar em baixa temperatura e se possível utilizar o azeite de pressão a frio e claro, biológico”.

No seu mais recente livro – depois de ter lançado ‘A Dieta Anticancro’ e ‘A Dieta M’ - a nutricionista explica aos leitores dois conceitos alimentares que podem fazer toda a diferença: germinar e fermentar.

À nossa publicação, Magda Roma explica que “os germinados/broto são alimentos que têm um conteúdo energético (proteínas, minerais, vitaminas, etc.) superior à semente/grão ou mesmo ao alimento adulto”. Por exemplo, diz, “o broto de erva trigo, cuja planta no seu esplendor dará origem ao trigo e que possui glúten, uma proteína de origem vegetal mas associada cada vez mais a intolerâncias alimentares e alergias (celíacos), mas, em formado broto não possui glúten e cada vez mais surgem estudos a relacionarem com a reabilitação da mucosa intestinal, curioso não é?”

“Outro exemplo são os brotos de sementes de girassol, sou fã deles e consumo todos os dias, tal como os shots de erva trigo. Os brotos de sementes de girassol são ricos em proteínas, vitaminas e são mais antioxidantes que os frutos vermelhos. É uma maravilhosa fonte de triptofano, um aminoácido essencial que é percursor da hormona do prazer e felicidade, a serotonina”.

Os fermentados também aparecem no livro como uma das “possibilidades de conservação dos alimentos, mas também uma boa forma de ingerir probióticos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório