Demasiada carne vermelha pode ser prejudicial para os rins

O consumo regular de carne vermelha, em particular carne de porco, pode provocar danos nos rins.

Demasiada carne vermelha pode ser prejudicial para os rins

© iStock

Daniela Costa Teixeira
18/07/2016 22:00 ‧ 18/07/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Um estudo da Duke-NUS Medical School, em Singapura, vem apontar mais uma consequência ao consumo regular de carne vermelha. De acordo com o investigador principal, o médico Puay Koh, o consumo frequente de carne vermelha, em especial de carne de porco, aumenta o risco de insuficiência renal.

Diz o estudo, citado pela revista Health, que o risco para os rins depende da quantidade de carne vermelha ingerida, podendo a probabilidade de ter problemas neste órgão cair até 62% quando o consumo deste tipo de proteína é alternado com outro, como a carne branca, peixe ou a proteína de origem vegetal (como soja, tofu, leguminosas, quinoa, etc).

Conta a revista que o impacto da carne vermelha na saúde renal acontece independentemente da existência de outros fatores, como o estilo de vida ou outras doenças. Um elevado consumo (não especificado) equivale a um aumento de 40% do risco. A conclusão surgiu depois de terem sido analisados 63 mil chineses com uma idade média de 15,5 anos.

Esta não é a primeira vez que o consumo de carne vermelha está associado a riscos para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou esta proteína de origem animal no leque de alimentos potencialmente cancerígenos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas