Se o primeiro filho nasceu prematuramente, o segundo também poderá chegar mais cedo do que o previsto. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as mães cujo primeiro filho foi prematuro têm três vezes mais probabilidade de darem à luz prematuramente o segundo filho.
Liderado por Jelliffe-Pawlowski, o estudo (publicado na Obstetrics & Gynecology) teve por base a análise de dados de saúde de 160 mil mulheres que deram à luz na Califórnia entre 2005 e 20011, lê-se no site da revista Health. Fatores impulsionadores de nascimentos prematuros também foram analisados, incluindo-se aqui o consumo de drogas, a diabetes, as infeções do sistema urinário e a hipertensão arterial.
Contudo, e independentemente destes e de outros fatores de risco e do tipo de parto na primeira gravidez (se natural ou por cesariana), os investigadores conseguiram traçar uma ligação entre o nascimento prematuro do primeiro filho e a probabilidade da segunda criança também nascer prematuramente, ou seja, antes das 37 semanas de gestação.
No que diz respeito às mulheres que deram à luz entre a 37ª e a 38ª semana de gestação, 22% não corriam qualquer risco de dar à luz antes do tempo o filho seguinte.