Barata: um pequeno e veloz inseto que pelo seu tamanho e pelas suas caraterísticas parece ser um animal inofensivo, mas nem isso lhe tira a fama de ser um dos mais odiados em todo o mundo. Será que é por ser o mais resistente do mundo e capaz de sobreviver às mais temidas catástrofes ambientais?
Talvez, mas a ciência ainda não conseguiu saber concretamente porque é que as pessoas tanto odeiam baratas. Contudo, foi descobrindo um ou outra razão para este sentimento global, diz a Time, salientando aquela que é a mais comum e que diz respeito ao gosto particular deste inseto por ambientes húmidos, escuros e sujos.
O facto de existirem mais de quatro mil espécies de baratas e destas surgirem inesperadamente e nos locais menos desejados faz também com que sejam odiadas por grande parte das pessoas, mesmo que muitas delas desconheçam o baixo risco para a saúde que estes animais portam (sabe-se que podem causar asma, mas pouco mais).
Como se lê na publicação, a crença no potencial de doença e contaminação associado às baratas é um outro aspeto que justifica a repulsa, uma vez que estes pequenos bichos têm uma textura gordurosa e uma aparência pouco ou nada apelativa.
Mas será o medo a baratas algo que já nasce com as pessoas? Segundo o professor de ecologia Jeffrey Lockwood, este medo até pode não ser ma caraterística inata, mas “algumas coisas são mais fáceis de aprender a temer e as baratas são um exemplo”.