Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Consumo de refrigerantes pode afetar saúde oral das crianças

Além do aumento de peso, a ingestão pode trazer sérios problemas na dentição infantil incluindo a perda de dentes

Consumo de refrigerantes pode afetar saúde oral das crianças
Notícias ao Minuto

20:23 - 02/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

É comum ver criançasa consumir refrigerantes, muitas vezes oferecido pelos próprios pais. Porém, o consumo de bebidas deste tipo oferece uma bomba calórica no organismo, já que contém muito açúcar e ácido fosfórico, substâncias que destroem o esmalte do dente, favorecendo ainda mais a formação de cáries e, se combinada com uma lavagem de dentes inadequada, até a perda dental.

Segundo o cirurgião dentista e professor do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), Sérgio Rocha Bernardes, o melhor para as crianças é substituir o refrigerante por sumos naturais e água. Se isso for inevitável em alguma situação ou se quiser "abrir" uma exceção, é recomendável escovar os dentes logo após o consumo. "Fazer a higiene correta, com cremes dentais com flúor, ajuda a prevenir o aparecimento de problemas".

"É recomendado que se evite oferecer refrigerante a crianças durante toda a infância, ou pelo menos até os dois anos de idade. Entre os males que a ingestão do produto pode causar destacam-se a interferência na absorção do cálcio, importante para a formação dos dentes, cáries, possíveis manchas nos dentes e a própria obesidade infantil, hoje acima do normal", finaliza o especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório