São muitas as pessoas que ganharam o hábito de passar a loiça por água – e às vezes até com a esponja e detergente - antes de a meter a lavar na máquina, mas pode estar a fazer mais mal do que imagina.
Sim, como destaca o site Consumer Reports, além de gastar tempo e água, este hábito pode estar a impedir que a sua loiça saia lavada da máquina. Um sensor
Como o site explica, as máquinas de lavar loiça mais caras que têm sido vendidas nos últimos cinco anos têm um sensor que determina quão completa a lavagem precisa de ser.
Ou seja, no início da lavagem a loiça é passada por água e a máquina analisa o nível de sujidade desta, adaptando depois o tempo e recursos necessários para concluir o programa.
Portanto, se já removeu boa parte da sujidade da loiça, o sensor vai perceber que já tem os pratos praticamente lavados e por isso fazer um programa muito curto e com pouca água deixando assim a loiça mal lavada e pouco desinfetada.
O Consumer Reports recomenda que remova os restos de comida mas sem os passar por água – faça-o com os talheres ou com um guardanapo, por exemplo.