Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Alzheimer: Distúrbios na irrigação sanguínea são primeiro sintoma

Cientistas dizem ter definido pela primeira vez a sequência de sintomas que acompanha a evolução da doença de Alzheimer.

Alzheimer: Distúrbios na irrigação sanguínea são primeiro sintoma
Notícias ao Minuto

09:44 - 22/06/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Depois de avaliar dezenas de aspetos fisiológicos associados à doença de Alzheimer tardia – que surge a partir dos 65 anos e não mais cedo como acontece em casos associados a mutações genéticas - um grupo de investigadores canadianos pode ter chegado à sequência de sintomas que ocorrem na doença de Alzheimer.

Como revela o estudo liderado por Yasser Iturria Medina, do Instituto Neurológico de Montreal, e publicado na revista científica Nature Communications a alteração da forma como o sangue irriga o cérebro, pondo em causa o abastecimento de oxigénio, açúcar e outros nutrientes para as células nervosas, é o primeiro sinal de que a doença se está a aproximar.

Esta é uma das mais antigas hipóteses para a origem da doença, desde 1990, mas este estudo, além de confirmar que este é mesmo o primeiro sinal – depois de os cientistas analisarem 7700 imagens cerebrais de 1171 pessoas – conseguiu descobrir que depois dos distúrbios na irrigação sanguínea do cérebro, segue-se uma mudança do nível da deposição da proteína beta-amilóide, a disfunção metabólica, a deterioração da função cerebral e a atrofia muscular do cérebro.

Sendo que em simultâneo o paciente vai perdendo a memória e as capacidades, devido à morte de milhões e milhões de neurónios.

Apesar de a causa da doença ainda estar por determinar, os cientistas acreditam que a descoberta desta sequência de eventos na evolução da doença pode contribuir para o trabalho de tentar alterar o seu rumo.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório