"Eu bem te avisei". Eis porque odiamos tanto esta frase

Por vezes as decisões que tomamos acabam por não ser as melhores e há sempre alguém que diz que já tinha dito que ia correr mal.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
20/06/2016 12:51 ‧ 20/06/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Curiosidades

Há pessoas que simplesmente adoram começar as suas frases com “Se eu fosse a ti” ou um “Na minha opinião era melhor assim e não da outra forma” só para depois poderem dizer “Eu bem te disse” quando decidimos fazer algo contrário ao que aconselharam e afinal as coisas não correm tão bem como previsto.

E apesar de as odiarmos nesse momento, a verdade é que elas conseguem tomar melhores decisões. Por uma simples razão: não estão na nossa pele.

A ciência explica que ao longo do tempo e à medida que temos de ir tomando várias decisões sofremos de uma ‘fadiga de decisão’, e como destaca o El Confidencial, essa fadiga leva-nos a fazer más decisões ou decisões preguiçosas.

Mas, quando estamos a decidir algo que compete a outra pessoa, como quando servimos de conselheiros, não sentimos a pressão real gerada por ter de tomar uma e outr decisão, fazendo com que nos cansemos menos e tomemos menos atalhos, levando portanto a melhores decisões.

Mas, claro, nem toda a gente é boa conselheira. Surpreendentemente, como concluiram os estudos, as piores pessoas para pedir uma opinião são aquelas que ficam felizes por ajudar os outros. Pois as pessoas muito empáticas também sofrem fadiga de decisão quando aconselham as outras, pois envolvem-se demais, o que as predispõe a dar maus conselhos.

A melhor pessoa para pedir conselhos é, precisamente, aquela pessoa que adora dizer “Eu bem te avisei”, pois são as mais desligadas dos problemas dos outros, e por isso conseguem dar melhores conselhos.

“É um tipo de pessoa egoísta que valoriza a sua própria opinião mais do que a de toda a gente e por isso é uma melhor candidata a tomar decisões pelos outros”, explica Evan Polman, profesor de marketing na Wisconsin School of Business.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas